Tema de Redação – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Pessoal, está abaixo a proposta de Redação do ENEM 2011 e em seguida o meu texto que foi nota 1000:

Proposta de Redação ENEM 2011

O texto que eu escrevi sobre esse tema de redação:

Sob o olhar do “Twitter”

“Para Constituição Brasileira, Carta Magna do país, a liberdade de consciência, de culto e de pensamento são direitos invioláveis. Hoje, no século XXI, os cidadãos enxergam a Internet como aliada social e política, já que através dela a interação com amigos e conhecidos é facilitada e, ao mesmo tempo, ocorre com mais rapidez e simplicidade a disseminação de projetos e ideais. A questão, porém, é a dificuldade que tantos encontram em separar o público do privado, isto é, o que deve ou não ser colocado em rede.

Fotos demasiadamente expositivas, críticas desrespeitosas a pessoas quaisquer e comentários relacionados ao ambiente íntimo de trabalho devem ser evitados. Se utilizadas com limites e bom senso, as redes sociais e a Internet como um todo só tem a engrandecer as relações entre as pessoas, rompendo barreiras entre tempo e espaço. Exemplos desse quadro são as revoltas nos países árabes que o mundo recentemente testemunhou. Adultos e jovens clamaram por democracia. Muito foi conquistado e o uso da rede foi decisivo para a articulação de passeatas e protestos.

Vive-se sob os efeitos do capitalismo, em que os modos de pensar, agir e sentir estão sendo a todo tempo modificados. No Brasil, muitos já têm acesso a Internet, entretanto, é preciso incluir digitalmente mais pessoas, afinal o mercado de trabalho mudou junto com as relações interpessoais, tendo hoje o uso independente de um computador como pré-requisito.

Ao Estado cabe o dever de expandir e baratear os custos das redes, como forma de permitir que todos vivenciem essa liberdade. Aos pais cabe o papel de instruir e fiscalizar o acesso de seus filhos a Internet, de maneira que tenham conhecimento sobre possíveis casos de bullying ou pedofilia, por exemplo. Os meios de comunicação também exercem função importante, fornecendo informações com seriedade.

A liberdade de consciência, de culto e de pensamento deve ser respeitada. Com educação de qualidade, crianças e jovens serão capazes de ter discernimento sobre os prejuízos e benefícios da Internet. Além disso, é fundamental a existência de um ensino moral, intelectual e cívico, pois é essa parcela jovem que comporá o Brasil de amanhã com mais justiça e igualdade.”

E aí, você gostou? Comente aqui embaixo!

2 comentários sobre “Tema de Redação – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

  1. GRACIELA SALES disse:

    GOSTEI DA REDAÇÃO. FOI ESCRITO COMO A EXPLICAÇÃO DADA. SIMPLES E COESA, FAZENDO REFERÊNCIAS CONSISTENTES. ANOTEI OS CRITERIOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS NAS CORREÇÕES DO ENEM E VOU TENTAR ADAPTA-LOS PARA A CORREÇÃO DAS PRODUÇÕES DE MEUS ALUNOS. UMA GRANDE ABRAÇO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *