Correção de Redação: Como funcionam os critérios de correção do Enem

Correção de Redação. Escrevemos para você aprender como funcionam os critérios de correção do Enem

Correção de redacao

Para fazer qualquer prova é muito importante o candidato conhecer os detalhes da prova e os critérios de correção, não esquecendo também dos pontos importantes para redação. Pensando nisso, resolvemos escrever para você os pontos principais de como funciona a correção da redação do Enem.

O primeiro ponto é que a nota da redação do Enem vai de 0 à 1000 pontos. E para chegar na soma exata da sua nota, a banca avaliadora leva em consideração 5 tópicos analisando a sua escrita. São divididos em 5 tópicos e você pode receber as notas 0, 40, 80, 120, 160 ou 200 em cada uma delas.

Cada um desses tópicos são conhecidos como competências da redação, e será assim que vamos trata-las daqui pra frente. Veja abaixo exatamente como está no site do inep:

  • Competência Nº1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
  • Competência Nº2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
  • Competência Nº3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  • Competência Nº4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
  • Competência Nº5: Elaborar proposta de intervenção social para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Agora que você já sabe como são as notas e também como elas são distribuídas, vamos falar de como será feita a correção em si. As redações são corrigidas por, no mínimo, dois corretores que não sabem qual a nota foi dada pelo outro corretor, evitando assim qualquer influência sobre a sua nota.

Caso a diferença seja de menos de 100 pontos entre a nota final dos corretores ou menor que 80 entre alguma competência, a sua nota é obtida através da média aritmética das notas obtidas nas 2 correções (As 2 notas são somadas e dividir por 2).

Porém, caso as suas notas tenham uma diferença maior do que os 100 pontos na nota total ou maior do que 80 pontos em alguma competência, a sua redação passará por uma nova correção, ou seja, um terceiro corretor avaliará a sua dissertação, também sem saber a nota dos outros dois. E a nota final será a média aritmética das duas notas que foram mais próximas uma da outra, e a que ficou mais distante será desconsiderada. E se mesmo assim, ainda ter uma diferença grande entre as notas, a sua redação passará por uma banca composta por três professores que farão uma nova correção, desta vez juntos, e darão uma nota definitiva para a sua dissertação.

Então é isso, espero que você tenha entendido bem como funciona a regra de correção da redação do enem. E a dica final é fazer muitas, muitas e muitas redações. Não existe melhor aprendizado a não ser fazendo. Você precisa treinar diversas vezes para conseguir realmente aprender a como fazer uma boa redação no enem.

Um comentário sobre “Correção de Redação: Como funcionam os critérios de correção do Enem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *