Modelo de Redação Enem 2016

Hoje resolvi trazer algo um pouco mais descontraído pra vocês. Dê uma olhada num Modelo de Redação do Enem 2016. Bom final de semana! 🙂

Correção de Redação: Como funcionam os critérios de correção do Enem

Correção de Redação. Escrevemos para você aprender como funcionam os critérios de correção do Enem

Correção de redacao

Para fazer qualquer prova é muito importante o candidato conhecer os detalhes da prova e os critérios de correção, não esquecendo também dos pontos importantes para redação. Pensando nisso, resolvemos escrever para você os pontos principais de como funciona a correção da redação do Enem.

O primeiro ponto é que a nota da redação do Enem vai de 0 à 1000 pontos. E para chegar na soma exata da sua nota, a banca avaliadora leva em consideração 5 tópicos analisando a sua escrita. São divididos em 5 tópicos e você pode receber as notas 0, 40, 80, 120, 160 ou 200 em cada uma delas.

Cada um desses tópicos são conhecidos como competências da redação, e será assim que vamos trata-las daqui pra frente. Veja abaixo exatamente como está no site do inep:

  • Competência Nº1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
  • Competência Nº2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
  • Competência Nº3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  • Competência Nº4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
  • Competência Nº5: Elaborar proposta de intervenção social para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Agora que você já sabe como são as notas e também como elas são distribuídas, vamos falar de como será feita a correção em si. As redações são corrigidas por, no mínimo, dois corretores que não sabem qual a nota foi dada pelo outro corretor, evitando assim qualquer influência sobre a sua nota.

Caso a diferença seja de menos de 100 pontos entre a nota final dos corretores ou menor que 80 entre alguma competência, a sua nota é obtida através da média aritmética das notas obtidas nas 2 correções (As 2 notas são somadas e dividir por 2).

Porém, caso as suas notas tenham uma diferença maior do que os 100 pontos na nota total ou maior do que 80 pontos em alguma competência, a sua redação passará por uma nova correção, ou seja, um terceiro corretor avaliará a sua dissertação, também sem saber a nota dos outros dois. E a nota final será a média aritmética das duas notas que foram mais próximas uma da outra, e a que ficou mais distante será desconsiderada. E se mesmo assim, ainda ter uma diferença grande entre as notas, a sua redação passará por uma banca composta por três professores que farão uma nova correção, desta vez juntos, e darão uma nota definitiva para a sua dissertação.

Então é isso, espero que você tenha entendido bem como funciona a regra de correção da redação do enem. E a dica final é fazer muitas, muitas e muitas redações. Não existe melhor aprendizado a não ser fazendo. Você precisa treinar diversas vezes para conseguir realmente aprender a como fazer uma boa redação no enem.

Tema de Redação – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Pessoal, está abaixo a proposta de Redação do ENEM 2011 e em seguida o meu texto que foi nota 1000:

Proposta de Redação ENEM 2011

O texto que eu escrevi sobre esse tema de redação:

Sob o olhar do “Twitter”

“Para Constituição Brasileira, Carta Magna do país, a liberdade de consciência, de culto e de pensamento são direitos invioláveis. Hoje, no século XXI, os cidadãos enxergam a Internet como aliada social e política, já que através dela a interação com amigos e conhecidos é facilitada e, ao mesmo tempo, ocorre com mais rapidez e simplicidade a disseminação de projetos e ideais. A questão, porém, é a dificuldade que tantos encontram em separar o público do privado, isto é, o que deve ou não ser colocado em rede.

Fotos demasiadamente expositivas, críticas desrespeitosas a pessoas quaisquer e comentários relacionados ao ambiente íntimo de trabalho devem ser evitados. Se utilizadas com limites e bom senso, as redes sociais e a Internet como um todo só tem a engrandecer as relações entre as pessoas, rompendo barreiras entre tempo e espaço. Exemplos desse quadro são as revoltas nos países árabes que o mundo recentemente testemunhou. Adultos e jovens clamaram por democracia. Muito foi conquistado e o uso da rede foi decisivo para a articulação de passeatas e protestos.

Vive-se sob os efeitos do capitalismo, em que os modos de pensar, agir e sentir estão sendo a todo tempo modificados. No Brasil, muitos já têm acesso a Internet, entretanto, é preciso incluir digitalmente mais pessoas, afinal o mercado de trabalho mudou junto com as relações interpessoais, tendo hoje o uso independente de um computador como pré-requisito.

Ao Estado cabe o dever de expandir e baratear os custos das redes, como forma de permitir que todos vivenciem essa liberdade. Aos pais cabe o papel de instruir e fiscalizar o acesso de seus filhos a Internet, de maneira que tenham conhecimento sobre possíveis casos de bullying ou pedofilia, por exemplo. Os meios de comunicação também exercem função importante, fornecendo informações com seriedade.

A liberdade de consciência, de culto e de pensamento deve ser respeitada. Com educação de qualidade, crianças e jovens serão capazes de ter discernimento sobre os prejuízos e benefícios da Internet. Além disso, é fundamental a existência de um ensino moral, intelectual e cívico, pois é essa parcela jovem que comporá o Brasil de amanhã com mais justiça e igualdade.”

E aí, você gostou? Comente aqui embaixo!

Segredos de como fazer uma boa redação

Como fazer uma boa redação para o Enem e Vestibulares

A redação, seja no enem ou em outros vestibulares, é um dos principais pontos da prova. e portanto, ir bem na redação é o seu grande diferencial. Principalmente em cursos concorridos como medicina, direito ou engenharia, em que a nota deve ser quase a máxima para a aprovação. Por isso, vamos te dar algumas dicas de como fazer uma boa redação e assim conseguir atingir o seu sonho de profissão.

Use palavras simples

Esqueça palavras rebuscadas, sempre escreva com simplicidade e com palavras conhecidas. Tenha preferência também por frases mais curtas e construa bem as ideias. Dessa forma você garante uma leitura suave ao examinador.

Seja claro

A dica anterior complementa essa, tenha muita clareza nos seus argumentos, evite deixar algo subentendido, o examinador não tem como saber o que você quer dizer.

curso_redacao

Seja objetivo

A sua missão é conseguir transmitir o máximo de conhecimento no menor número de linhas. Portanto, não vá repetir ideias, e nada de “encher linguiça”, que é o famoso método usado pelos estudantes para escrever e escrever e não dizer nada. Foque no que o texto está pedindo. Por isso, ler bastante vai te ajudar a ter argumentos. E lembre-se fuga do tema faz você zerar a redação!

Leia e Releia e Releia

É muito fácil passar batido por erros ortográficos, e também quando pensamos na frase e escrevemos ao mesmo tempo, tudo parece perfeito na nossa cabeça, porém quando você lê novamente, percebe que não ficou tão bom assim. O nervosismo e a pressa podem te atrapalhar bastante. Por isso é tão importante ler e reler diversas vezes o seu texto, para que assim ele fique o mais próximo possível daquilo que você imaginou. Pois é na releitura que as falhas costumam aparecer.

E para finalizar, é sempre importante você assistir vídeos de atualidades no youtube. Existem diversos canais que comentam possíveis temas para cair na redação do enem. Um que eu gosto bastante, é o canal da Marina Rubini. Dê uma olhada em um dos vídeos dela abaixo:

Essas dicas já são fundamentais para você melhorar o seu texto. Agora você já tem uma base de como fazer uma boa redação no enem e vestibulares em geral.

Quem somos

Olá, meu nome é Frank, sou um apaixonado por escrita. E costumo estudar bastante redação tanto de vestibular/enem quanto de concursos público. Resolvi abrir o blog para poder compartilhar o que sei que pode ser relevante para os estudantes.

Então, espero que curtam o conteúdo.